Marketing-digital-para-fotografos-topo

 

A vida de qualquer profissional depende sempre de clientes.

Não é diferente para fotógrafos, afinal é essencial garantir atividades para a rotina de trabalho.

Para isso é necessário buscar alternativas para atrair novos trabalhos.

E hoje,  com certeza, o marketing digital para fotógrafos é uma das melhores.

O mundo profissional para qualquer segmento é cada dia mais competitivo.

A concorrência rompeu fronteiras de vez, sendo possível conquistar clientes mesmo de outros países.

A comunicação também é muito mais dinâmica e não há tempo a perder.

Essa tecnologia precisa jogar a favor na hora de buscar a colocação dentro do mercado de trabalho.

Você, como fotógrafo, deve saber melhor que ninguém como é difícil conquistar clientes e garantir seu espaço no mercado.

Dentro de todo esse contexto a publicidade não pode ser ignorada.

É através dela que pessoas poderão saber mais sobre o seu trabalho e buscar as suas fotos.

E é por isso que o marketing digital para fotógrafos tornou-se tão importante para o sucesso profissional.

Marketing para fotógrafos

 

Antes de entrar no marketing digital em si é preciso entender como funciona a divulgação de um trabalho para um fotógrafo.

Isso é extremamente importante na medida em que será através dessas técnicas que os resultados poderão aparecer.

A grande maioria dos fotógrafos começou atuando no ramo por hobby.

A ideia de trabalhar com algo que gosta pode ser (e é) incrível, porém exige algum conhecimento voltado aos negócios – especialmente sobre a área de marketing fotográfico.

Isso vale dobrado para o caso de fotógrafos autônomos, isto é, aqueles que atuam por conta própria e sem um vínculo com empresas.

O próprio profissional é responsável pelo marketing pessoal e a garantia de encontrar oportunidades de trabalho.

Assim como qualquer profissão, o fotógrafo precisa saber como se destacar.

Caso seja apenas mais um no mercado ficará muito difícil encontrar oportunidades de sucesso dentro da área.

É justamente nesse ponto que o marketing digital é o grande diferencial.

Com ele passa a ser cada vez mais fácil divulgar o seu trabalho e garantir sempre a possibilidade de novas oportunidades (desde que você saiba como usar as técnicas corretamente, como veremos a seguir).

 

O que é marketing digital?

 

A tecnologia modificou completamente o mundo. As relações pessoais foram afetadas, assim como a velocidade da informação e da comunicação.

Hoje em dia qualquer evento no mundo pode ser compartilhado em questão de segundos com todo o planeta.

Esse novo mundo contemporâneo traz diversos impactos diretos a qualquer negócio.

O primeiro, claro, é o aumento da concorrência.

A loja não precisa mais ser física e pessoas de diferentes localidades podem consumir um produto.

Ao mesmo tempo, a internet também possibilita avanços na hora de atingir o seu público-alvo como fotógrafo.

E é aqui que entra o tão falado marketing digital.

O marketing digital é, antes de qualquer coisa, marketing.

Os objetivos são os mesmos da sua versão tradicional: divulgar uma mensagem para um determinado grupo que você enxergue como potenciais clientes do seu negócio.

O que muda é a forma como a comunicação acontece.

As estratégias e técnicas utilizam a tecnologia para garantir um alcance muito maior do que seria com ações do marketing tradicional – e por um custo muito inferior, fato que o torna praticamente obrigatório para o sucesso.

Isso fica claro quando comparamos os dois modelos.

Imagine que você decide estampar um banner em uma praça da cidade oferecendo seus serviços de fotógrafo.

O alcance será limitado já que apenas quem passar pela praça onde está instalado o banner poderá receber a sua mensagem.

Já uma ação com marketing digital não apresenta essa limitação.

Uma ação no Facebook, por exemplo, pode alcançar pessoas muito mais distantes e com um valor de publicidade muitas vezes menor do que para a elaboração de um banner.

É por isso que marketing digital para fotógrafos passou a ser quase que obrigatório para o seu sucesso.

Caso ainda não conheça as estratégias e técnicas disponibilizadas dentro dessa técnica de marketing veja a seguir como usar a tecnologia a seu favor e conquistar cada vez mais clientes.

 SEO_para-fotografo-google-analytics

 

Criação de um site

 

Em virtude de todas as mudanças citadas anteriormente pela tecnologia, estar online é imprescindível para qualquer fotógrafo.

Não marcar sua presença é praticamente sinônimo de anonimato.

Para evitar essa situação o melhor a fazer é criar um site sobre o seu trabalho como fotógrafo.

O site é uma grande forma também de mostrar profissionalismo e se diferenciar de potenciais concorrentes.

Ele poderá servir de diversas formas, mas o seu foco deve estar em encontrar pessoas que se identifiquem com você e com o seu trabalho.

Quem acessar o seu endereço eletrônico deverá se deparar facilmente com informações sobre quem você é, porque você faz o que faz, como faz e o que faz.

Ter um site por si só não garante qualquer resultado prático.

Não basta comprar um domínio com o seu nome e achar que isso abrirá portas.

Aliás, caso o site seja muito mal organizado ele poderá influenciar negativamente nas avaliações de clientes.

Para caprichar no marketing digital para fotógrafos através do seu site você pode seguir algumas dicas.

Muitas delas são voltadas para facilitar a navegação dos visitantes e, claro, permitir que os mecanismos de busca localizem o endereço para buscas associadas à fotografia.

Confira a seguir alguns detalhes que você deve dedicar atenção especial na construção do seu site.

Página inicial 

Você já ouviu aquele ditado “a primeira impressão é que fica”? Ela vale (e muito) quando o assunto é um visitante novo para o seu site. Capriche no design e permita que o potencial cliente identifique rapidamente o seu serviço.

Design 

O design, aliás, é fundamental. Use do seu nicho de mercado para dar uma cara atraente ao site. Saiba também que muitos visitantes ficam segundos dentro do site. Ou seja, você terá pouquíssimo tempo para convencer um visitante a conhecer mais sobre o seu trabalho.

Menu

Não deixe informações em excesso na página inicial que confunda o visitante. Assim que ele chegar ao site e identificar o seu trabalho certamente buscará os menus para temas específicos. Organize de maneira clara.

Site responsivo

Hoje em dia é crescente o número de pessoas que acessam conteúdos através de tablets e celulares. Para isso o site deve ser responsivo (capacidade de adaptar o design para cada tipo de dispositivo do visitante). Se o site for construído com WordPress já existem muitos temas que são responsivos.

Contato

Os canais do seu contato devem ser facilmente localizados. Potenciais clientes podem deixar de contratar os seus serviços em função da dificuldade de saber como contatá-lo. Não perca essas oportunidades.

Marketing de conteúdo: usando um blog para converter clientes

 

Ainda dentro do seu site, você deve montar uma área para a instalação de um blog.

Os blogs receberam uma imagem negativa em função do crescimento de blogueiros (profissionais que ganham dinheiro publicando artigos em seus blogs) como sinônimos de “jornalistas sem qualidade”.

Se você também pensa assim, remova imediatamente essa ideia da sua cabeça.

O blog está no topo das suas prioridades pensando em uma boa estratégia de marketing digital para fotógrafos.

Isso porque uma das vertentes dessa nova forma de trabalhar a divulgação do seu trabalho está no marketing de conteúdo.

Como o nome já indica, o marketing de conteúdo baseia-se na criação de conteúdo relevante para o seu público.

Esse conteúdo deve ser gratuito e de qualidade.

As temáticas devem abordar a sua área de trabalho na fotografia.

Exemplos de temas são “X dicas para contratar o fotógrafo ideal para o seu casamento” ou “como escolher a iluminação perfeita para as fotos e vídeo do seu casamento”.

Outro cuidado importante: o seu objetivo com as publicações não deve ser a venda do seu serviço.

O foco será total na qualidade e na oferta de material gratuito.

Com isso, os visitantes poderão atestar a sua qualidade na área de fotografia e olhar para você como uma referência no segmento.

Além disso, um bom trabalho de blog poderá gerar novas visitas de pessoas que sequer conhecem o seu trabalho em função de pesquisas nos mecanismos de busca.

Alguém que pesquise sobre “fotógrafo de casamento em [sua cidade]” poderá encontrar um artigo seu e conhecer o site.

Além do conteúdo em si, você deve dar atenção para detalhes voltados para SEO (Search Engine Optimization), isto é, aspectos que farão com que seu site ou blog apareçam no topo da lista dos mecanismos de busca.

Veja alguns dos fatores que merecem atenção nas suas publicações de conteúdo:

  1. Uso de palavra-chave no título e no primeiro parágrafo
  2. Construção de parágrafos curtos (no máximo quatro linhas)
  3. Uso de subtítulos para quebrar a leitura
  4. Adição de imagens e vídeos
  5. Links internos e externos para conteúdos complementares
  6. Boa densidade da palavra-chave ao longo do texto
  7. Uso de bullets ou listas
  8. Mínimo de 300 palavras

 

Essas são as principais maneiras de trabalhar o SEO dos seus artigos.

Não deixe também de caprichar na escolha da palavra-chave a ser trabalhada nos textos.

É através dela que os mecanismos de busca poderão auxiliar a incrementar a lista de visitantes.

Marketing-digital-para-fotografos-email

E-mail marketing para ampliar a carteira de clientes

 

O uso de e-mails é algo que deve ser visto com bons olhos por um fotógrafo como oportunidade para aumentar seus clientes.

A maioria das pessoas atualmente possui e-mail (e boa parte checa a sua caixa de entrada mais de uma vez ao dia).

A terceira técnica que você deve utilizar para aumentar o sucesso do seu trabalho é o e-mail marketing.

Ela servirá para educar o seu cliente e potencial cliente sobre o seu trabalho e suas políticas, informar sobre promoções ou mesmo alertas sobre novas publicações do seu blog.

Enfim, será a melhor forma de comunicação com o seu cliente.

E o segredo está na forma de envio desse material por e-mail.

O envio de e-mails deverá ser concedido pelo próprio visitante através de um cadastro para receber o conteúdo do seu site ou uma recompensa digital produzida por você (que pode ser um e-book sobre fotografia, por exemplo).

A partir do momento em que o visitante informa o seu e-mail, ele está solicitando o envio do seu conteúdo.

Trata-se, portanto, de uma técnica muito menos invasiva – fato que a torna também mais produtiva sobre os resultados obtidos.

A melhor parte de usar e-mail marketing como técnica de marketing digital para fotógrafos está no custo: zero.

Você precisa apenas disponibilizar uma forma para o visitante informar o seu e-mail e produzir conteúdo a ser enviado. Simples (e efetivo) assim.

 

Marketing-digital-para-fotografos-redes-sociais

 

Mídias sociais

 

É difícil falar sobre internet e tecnologia sem associar quase que imediatamente às redes sociais.

Elas vêm ganhando um espaço único dentro da rotina dos brasileiros, sendo comum ver pessoas conferindo suas notificações de hora em hora.

Isso cria mais uma oportunidade para trabalhar o marketing digital para fotógrafos.

O seu público pode estar em diferentes redes sociais e ao utilizá-las como forma de divulgação você consegue aumentar o alcance das suas ações – e muitas vezes com baixo custo.

Confira a seguir as principais redes sociais e como fazê-las trabalhar a seu favor na hora de divulgar o seu trabalho.

Facebook

Essa é a rede social mais famosa do momento. A melhor opção é criar uma página profissional (mesmo que já possua perfil pessoal) e postar apenas conteúdo relacionado ao seu negócio. Podem ser suas imagens, a divulgação dos seus artigos ou qualquer outra coisa que interesse ao seu público. É uma boa forma também de interagir e conquistar novos clientes. Você pode investir em anúncios pagos para aumentar o seu alcance.

Instagram 

Se o Instagram fica em segundo plano para muitos segmentos, ele é essencial para um fotógrafo. Essa é uma rede social de fotos e que, portanto, terá tudo a ver com o seu trabalho. Aproveite para divulgar as suas melhores fotos  para o seu público. Você também pode investir em anúncios patrocinados.

 

 

YouTube 

É mais uma forma de gerar conteúdo gratuito para o seu público de maneira mais visual – e com a vantagem de poder usar as suas fotos durante o vídeo e aumentar a divulgação do seu site. Um dos melhores conteúdos para ser utilizado são os making ofs  dos ensaios/eventos e também depoimentos de clientes satisfeitos.

Tumblr

O site é mais voltado para um blog pessoal, mas pode funcionar bem para divulgar o seu trabalho. Você pode publicar fotos e falar um pouco sobre a parte técnica do seu trabalho, funcionando bem para reforçar a sua condição de autoridade.

Pinterest

Essa ferramenta também tem o seu foco no uso de imagens. É um excelente lugar para disponibilizar conteúdo que pode ajudar e inspirar seus potenciais clientes e clientes. E é claro, também serve para de divulgar seu portfólio.

 

E-commerce para fotógrafos

 

Por fim, você também pode investir no e-commerce para complementar sua receita dentro do marketing digital para fotógrafos.

Essa é uma boa oportunidade de gerar vendas mais automatizadas.

O seu e-commerce poderá ficar dentro do próprio site e permitir que pessoas comprem suas fotos ou produtos com fotos para dar de presente.

Uma outra ideia é vender fotos para decoração de ambientes comeciais, utilizando, por exemplo, fotos de viagem.

 

Gostou deste artigo? Então por favor, me ajude a espalhar conhecimento compartilhando esse texto com seus amigos fotógrafos nas redes sociais. Eles também vão te agradecer.

 

Conclusão

 

O marketing digital para fotógrafos permite uma variação muito grande de técnicas e estratégias.

Algumas delas certamente se enquadrarão com o que você precisa para garantir bons resultados ao seu negócio.

Como você viu ao longo do artigo, elas são muito simples e permitem que qualquer pessoa as utilize.

A maioria delas, inclusive, sequer exige investimento para iniciar e podem atingir um público muito grande, ampliando as possibilidades de trabalho.

Defina o seu cliente ideal em cada segmento que atua e não deixe de criar um planejamento para todas as ações que for executar.  

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário sobre esse assunto, basta escrever logo abaixo e eu te respondo rapidamente com um sorriso nos olhos.

Quer aprender como despertar no seu cliente uma enorme vontade de comprar os seus produtos? 

Botao-Continue-Lendo