site_para-fotografo-topo

 

Um site para fotógrafo, há muito tempo deixou de ser apenas um local para expor o seu portfólio. Hoje ele é a peça fundamental para qualquer estratégia de marketing.

Segundo a pesquisa realizada pela CommScope, multinacional do setor de telecomunicações, em parceria com a Censuswide, os integrantes da Geração Y (pessoas com idade entre 15 e 35 anos) preferem ficar sem encanamento, aquecimento e ar condicionado, transporte pessoal e TV a cabo do que sem conexão com internet e eletricidade para carregamento dos dispositivos conectados.

São pessoas dessa geração que hoje estão acessando a internet em busca de um fotógrafo ou fotógrafa com você.

E se você não estiver lá para ser achado por eles, será no site do seu concorrente que eles encontrarão as informações que estão buscando.

Esse é apenas um dos muitos motivos para que sua empresa tenha o seu próprio site.

Continue lendo para ver os outros e também entender porque algumas desculpas para ainda não ter uma “casa própria” na internet são injustificáveis.

As 4 principais objeções em relação a isso são:

a. Estou começando meu negócio agora. Sou pequeno e ainda não preciso de um site para fotógrafo.

Justamente por estar começando é que você precisa encontrar muitos clientes através do conteúdo do seu site.

O marketing digital, que utiliza o site como sua principal ferramenta é muito mais barato e eficiente do que o marketing tradicional (tv, rádio, revistas, etc.).

b. Meu negócio é local e não preciso vender pela internet.

O site de uma empresa não serve apenas para vender.

Através dele, negócios locais como um estúdio de fotografia podem atrair muitas pessoas interessadas em ser fotografadas e começar um relacionamento com elas.

Quando alguém faz uma busca no Google por fotógrafo em São Paulo, por exemplo, os resultados que apresentam um site próprio transmite muito mais credibilidade para a ferramenta de busca e passa uma imagem muito mais profissional para o usuário do que aqueles que mostram apenas um endereço físico e telefone.

 

site_para-fotografo-facebook

c. Já tenho uma página no Facebook e por isso não preciso de um site.

Ter uma página no Facebook é importante mas não é o suficiente para desenvolver as suas campanhas de marketing.

Ter um site para fotógrafo é a melhor maneira de transformar pessoas que curtiram a sua página em clientes.

Você as envia para o seu site e começa um relacionamento através de e-mail marketing.

Além disso, ter o Facebook como base do seu negócio na internet é como morar de favor na casa de um conhecido.

É ele quem determina as regras e você tem que obedecer. E pior ainda, a qualquer momento ele pode vender a casa ou simplesmente pedir para você sair. Lembra do Orkut?

d. Mandar fazer um site custa muito caro.

Contratar um especialista ou uma empresa para desenvolver um site sob medida para o seu negócio realmente pode ter um preço elevado.

Mas a boa notícia é que você não precisa começar dessa forma.

Você mesmo pode criar o seu site utilizando plataformas gratuitas como o WordPress, que hoje é a mais utilizada no mundo.

Também não é necessário saber mexer com códigos.

Os únicos investimentos, além do seu tempo, será registrar um domínio próprio e contratar uma hospedagem para o seu site.

Agora que você já viu quais são as principais objeções que impedem muitos fotógrafos de ter um site vamos falar sobre os 5 principais motivos para sua empresa ter um, o mais rápido possível.

 

1. Ser encontrada

 

Há algumas décadas atrás, uma empresa não poderia ficar de fora das listas telefônicas. Era lá que ela era encontrada pelos potenciais clientes.

Hoje as listas telefônicas foram substituídas pela internet.

 

 

Ela está sempre à mão no celular e é o primeiro lugar que as pessoas procuram quando precisam de um produto ou serviço.

Essa pesquisa pode ser feita para encontrar empresas que resolvem o problema da pessoa ou pode ser uma pesquisa sobre o problema em si. 

Por isso o seu site ou blog deve apresentar conteúdos que falem sobre os problemas que seus clientes costumam enfrentar.

Para ser mais facilmente encontrado na internet, o seu site precisa estar otimizado para aparecer nas primeiras páginas dos buscadores (leia-se Google, que domina mais de 90% do mercado brasileiro).

Esse processo de otimização é chamado de Search Engine Optimization (SEO).

 

2. Relacionar-se com seus clientes e potenciais clientes

 

site_para-fotografo-lente

 

A internet mudou radicalmente a forma como o consumidor se relaciona com as empresas e vice-versa.

Hoje as pessoas podem expressar suas opiniões a respeito de marcas e produtos em tempo real e, ao mesmo tempo, as empresas podem dar suas respostas, solucionar problemas, tirar dúvidas, fazer promoções, tudo baseado nas reações dos consumidores.

Existem diversas formas de se relacionar com seus clientes através do site: posts no blog, chat online, e-books, vídeos, e-mail marketing e muito mais.

O seu site é como um escritório virtual onde você pode receber seus clientes a qualquer hora do dia.

Por isso é muito importante ter uma “casa” arrumada e recebê-los da melhor forma possível.

 

3. Ganhar autoridade no mercado

 

Na hora de se decidir entre uma empresa que possui site e uma que você achou apenas o endereço físico, qual você escolhe?

Com certeza a que tem site porque demostra que ela tem mais cuidado com seus clientes ao oferecer um canal de contato e informações acessível 24 horas por dia.

Através do site você também pode mostrar para os clientes que tem capacidade técnica suficiente para resolver o problema dele.

 

4. Expandir o seu negócio

 

Através de um site, pessoas que estão em qualquer lugar do mundo podem conhecer o seu trabalho e te contratar sem precisar se encontrar pessoalmente com você.

Ele estará acessível a essas pessoas 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Isso permite que o seu negócio cresça muito mais rapidamente. Algo que antigamente só era possível através de meios de comunicação como a TV, que é caríssimo.

5. Gerar leads

 

site_para-fotografo-email

 

Ao contrário do que muitos pensam, o site de um fotógrafo não serve apenas para ser encontrado pelas pessoas que querem te contratar agora.

Gerar leads deve ser a principal função de um site para fotógrafo.

Lead é o contato qualificado de uma pessoa (ou empresa) que demonstra através de algum meio que está interessada em algum produto/serviço.

Quando alguém chega ao seu site ele é apenas um visitante que pode, ou não, ter  interesse no seu trabalho como fotógrafo.

Existem diversas formas de se demonstrar esse interesse: preencher um formulário de contato, baixar um e-book, entrar em contato por telefone, etc.

A maior parte das pessoas que visitam o seu site vai sair e jamais voltará se você não conseguir o contato delas.

Por isso ter um site é muito importante para se conseguir o contato das pessoas que te encontram na internet mas ainda não estão prontas para te contratar.  Você precisa transformar essas pessoas em leads.

 

Gostou deste artigo? Então por favor, me ajude a espalhar conhecimento compartilhando esse texto com seus amigos fotógrafos nas redes sociais. Eles também vão te agradecer.

 

Conclusão

 

Como você acabou de ver, um site é a peça fundamental na estratégia de Marketing Digital de qualquer fotógrafo que deseja conseguir mais clientes, expandir seu negócio, aumentar sua receita e realizar muitos sonhos trabalhando com aquilo que mais gosta.

Pra você que ainda não tem um site para fotógrafo, mãos a obra porque agora você já sabe que está passando da hora de ter um.

E pra você que já tem, verifique se o seu é apenas um portfólio ou se ele está conseguindo leads. Se não tiver, faça as mudanças necessárias para isso.

Existe mais alguma coisa que você precisa saber antes de começar a fazer o seu e que não foi falado neste post?

Se tiver, escreva nos comentários logo abaixo e eu te respondo com um sorriso nos olhos o mais rápido possível.

Quer aprender como despertar no seu cliente uma enorme vontade de comprar os seus produtos?

Botao-Continue-Lendo